Falência cultural, decadência intelectual, superficialidade, perda de valores e empobrecimento do debate público.

O Brasil atravessa uma crise muito mais profunda do que aquela revelada pelos números da economia, da segurança ou da política. Estamos diante de uma verdadeira falência cultural e de uma preocupante decadência intelectual.

A expressão é forte, mas talvez já não seja exagerada.

Uma sociedade começa a entrar em decadência quando deixa de valorizar o conhecimento, banaliza a ignorância e passa a tratar cultura, leitura, educação e reflexão como coisas secundárias.

É exatamente esse cenário que se torna cada vez mais visível no Brasil.

Ler virou exceção. Estudar passou a ser visto, por muitos, como obrigação enfadonha. Pensar com profundidade tornou-se quase um exercício de resistência em uma época dominada pela pressa, pela superficialidade e pelo consumo permanente de conteúdos descartáveis.

Nunca tivemos acesso a tanta informação e, ao mesmo tempo, talvez nunca tenhamos convivido com tamanha dificuldade de interpretação.

A sociedade recebe milhares de mensagens por dia, mas lê cada vez menos. Opina sobre tudo, mas estuda pouco. Compartilha antes de conferir. Julga antes de compreender. Condena antes de conhecer.

A decadência intelectual começa justamente aí: quando a opinião ocupa o lugar do conhecimento.

As redes sociais transformaram qualquer frase em verdade instantânea. Um vídeo de poucos segundos muitas vezes pesa mais do que anos de estudo. A manchete substitui a reportagem. O comentário substitui o argumento. A popularidade passa a valer mais do que a competência.

O problema não está apenas nas redes.

Está também no enfraquecimento da educação, na perda de autoridade do professor, no desaparecimento do hábito da leitura e na redução da cultura a produtos rápidos e facilmente consumíveis.

Uma sociedade que não lê torna-se mais vulnerável.

Vulnerável à mentira, à manipulação, ao oportunismo e à desinformação.

Quando um povo deixa de conhecer sua própria história, qualquer narrativa pode ocupar esse vazio.

Quando deixa de estudar, passa a depender da interpretação de terceiros.

Quando abandona a leitura, perde vocabulário, capacidade de argumentação e profundidade de pensamento.

E quando deixa de valorizar seus professores, escritores, pesquisadores, artistas e jornalistas, começa a desmontar silenciosamente as bases de sua própria inteligência coletiva.

A decadência cultural também aparece naquilo que escolhemos valorizar.

O escândalo recebe mais atenção do que o conhecimento.

A celebridade vale mais do que o pesquisador.

A polêmica vale mais do que a reflexão.

A aparência supera o conteúdo.

O barulho vence o argumento.

E o imediatismo destrói a paciência necessária para aprender.

Não significa que o Brasil tenha deixado de produzir inteligência, arte ou cultura. Temos universidades, escritores, músicos, cientistas, professores, pesquisadores e artistas extraordinários.

O problema é que essas referências parecem ocupar cada vez menos espaço na formação cotidiana de parte da população.

A mediocridade ganhou palco.

A ignorância perdeu a vergonha.

E a superficialidade passou a ser tratada como normalidade.

A falência cultural de um país não acontece de um dia para o outro.

Ela ocorre lentamente, quando bibliotecas ficam vazias, livros deixam de ser prioridade, professores são desvalorizados, escolas perdem qualidade e o entretenimento substitui completamente a formação intelectual.

Depois vêm as consequências.

Um povo que não lê interpreta mal.

Um povo que interpreta mal decide mal.

Um povo que não conhece sua história repete seus erros.

Um povo que despreza o conhecimento torna-se presa fácil daqueles que vivem da desinformação.

É preciso dizer claramente: desenvolvimento não se resume a construir prédios, estradas ou aumentar indicadores econômicos.

Nenhuma nação é verdadeiramente desenvolvida quando seu povo perde capacidade crítica.

A riqueza material pode construir cidades.

Mas somente a educação constrói cidadãos.

Somente a cultura amplia horizontes.

Somente o conhecimento produz liberdade intelectual.

O Brasil precisa reagir antes que a decadência se transforme em conformismo.

Precisamos voltar a valorizar o livro, a escola, o professor, a ciência, a arte, o jornalismo responsável e o pensamento crítico.

Precisamos ensinar novamente que conhecimento exige esforço.

Que cultura exige contato.

Que inteligência exige dúvida.

E que liberdade exige capacidade de pensar por conta própria.

A maior tragédia de uma sociedade não é ser pobre financeiramente.

É empobrecer intelectualmente e acostumar-se com isso.

Porque quando a ignorância deixa de incomodar, a decadência já deixou de ser apenas um risco.

Ela passou a fazer parte da rotina.

Claudir Benini
Jornalista